A MADEIRA E AS RELIGIÕES! PARTE 3!

Parte 3 da série onde falo sobre a presença da madeira nas diversas religiões, crenças espirituais e superstições. Abaixo mais 3 tópicos sobre o assunto. Confira!

O Cajado!

Este objeto aparece nos livros, escritas e imagens sagradas de diversas religiões. A questão é metafórica e também cultural. O cajado do pastor é o instrumento que ele utiliza para guiar suas ovelhas de volta ao rebanho e consiste de uma haste de madeira com uma curva na ponta para que possa capturar o animal. A metáfora é a do líder religioso comparado ao pastor de ovelhas, onde ele lidera os fiéis, representados pelo rebanho.

Capelas!

Até hoje é comum que donos de fazendas e terras tenham suas próprias construções destinadas à adoração religiosa. Menores que as igrejas e catedrais, as capelas de madeira tem uma construção relativamente barata e o material vai muito bem com a religiosidade, pois acredita-se ser uma dádiva natural. Com acabamentos naturais ou pintada como na segunda foto, as capelas de madeira são aconchegantes por serem feitas de um material natural e que retém o calor dentro da construção dando ainda mais significado a reunião religiosa.

Suporte dos livros sagrados!

977511013201459wooden-folding-book-stand-holder-with-intricate-carvings-bible-stand-3ec1cae07ad68d492dd2957aa4226125

As escrituras sagradas das mais diversas religiões são tratadas com muito respeito e devoção. Como tal, os livros sagrados merecem atenção especial e rituais de refino. Pensando nesse detalhe, desde muito cedo, artesãos já desenvolviam belíssimos suportes em madeira para os livros sagrados. Utilizando técnicas de entalhe e recortes de madeira, os artesãos de toda história criaram as mais belas peças para acolherem as escrituras.

Espero ter ajudado você a perceber mais uma linda função da madeira!

Postado por Renan de Souza – Vendedor da Rio Antigo Móveis!

(Entre na matéria para curtir e comentar.)

 

Deixe um comentário