CURIOSIDADE! CHAMA DE SOBREVIVÊNCIA POR FRICÇÃO!

Se você é igual a mim e gosta de natureza, pode ter curiosidade de saber qual a melhor forma de se iniciar uma chama em um acampamento ou até mesmo situação de sobrevivência. Abaixo trouxe alguns tópicos sobre o assunto. Confira!

Fogo por fricção!

A técnica de se criar fogo através de fricção já salvou a vida de muitos por toda história, pois a habilidade de gerar uma chama torna a chance de sobrevivência infinitamente superior e eleva a moral do sobrevivente. Os motivos pelos quais a chama é essencial são vários, entre eles: purificar água, aquecimento, preparo de alimento, proteção contra feras, iluminação, sinalização, entre outros.

Técnica!

A técnica consiste em utilizar 3 peças de madeira e uma mecha de material seco para gerar fricção entre os materiais. Assim calor é gerado e uma chama se iniciará em seguida.

Há algumas formas de se fazer isso. Alguns utilizam apenas uma haste fina de madeira em formato cilíndrico que é girada sobre a peça retangular que tem um furo onde é colocado a mecha seca e uma outra peça de base vai por baixo do furo. Gira-se a haste com as próprias mãos gerando atrito entre os materiais e iniciando a chama. Outros, ao invés de utilizar apenas as mãos para girar, utilizam um pequeno arco com uma corda para rodar a haste de forma mais eficaz sobre a mecha. Assim se acende a chama com menos esforço.

Escolha dos materiais!

FireKit

Alguns podem achar complicado se iniciar fogo dessa forma, mas o motivo de falharem pode estar na escolha dos materiais. Para se iniciar uma chama, primeiramente, tudo deve estar muito bem seco, ou seja, a haste, as mechas, a base e a peça furada. O arco deve ser feito com um galho curvo para que não atrapalhe o giro da haste que estará no meio da corda entrelaçada para que gire com os movimentos de vai e vem do arco. A madeira da haste e base furada devem ser duras e bem secas para que o calor gerado seja o maior possível. A mecha deve ser feita de fibras finas e bem secas para que a chama se incie com facilidade. A base que vai por baixo da peça furada deverá ser um pouco menos dura que a de cima para que seja transferido o calor de forma mais intensa para a mecha que está entre as duas.

Espero que tenha gostado da curiosidade!

Postado por Renan de Souza – Vendedor da Rio Antigo Móveis!

(Entre na matéria para curtir e comentar.)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s