CURIOSIDADE! A MADEIRA E O “SEQUESTRO” DE CARBONO!

Neste post explico como a madeira aplicada a construção de estruturas podem ajudar na revitalização dos ecossistemas rurais e urbanos. O assunto principal abordado hoje é o “sequestro” de carbono do ar e suas consequências positivas e como impedir que esse carbono gerado nas árvores seja liberado de volta à atmosfera . Confira!

Sequestro de Carbono!

neut_arvore

As árvores enquanto vivas precisam absorver o gás carbônico presente na atmosfera para se desenvolver. No processo o carbono fica retido em sua estrutura (madeira e folhas) e como resultado é liberado oxigênio no ar. Enquanto a árvore viver este carbono se manterá em sua estrutura, porém, quando a árvore morre por algum motivo, esse carbono é liberado de volta a atmosfera. Confira.

Saúde das florestas!

A triste realidade é que a maioria das florestas do planeta estão em péssimas condições ambientais. Diversas árvores morrem e a causas podem variar, são queimadas naturais ou causadas pelo homem, fortes secas, ataques de insetos, doenças, fungos, ar poluído, excesso de irrigação ou alagamento de áreas. Quando mortas, queimadas ou em processo de apodrecimento, a madeira libera todo carbono de volta à atmosfera e isso é um dos aceleradores do efeito estufa!

A solução? Estruturas de madeira!

architecture-modern-building

Países desenvolvidos já estão criando soluções para este assunto. A resposta é mais simples do que se imagina. Se o que libera o carbono é o apodrecimento e queimada da madeira, tudo que devemos fazer é impedir que esta seja deteriorada. Já fazemos isso a milhares de anos e as estruturas de madeira são a carta ideal na jogada contra a liberação de carbono no ar. O objetivo em países desenvolvidos é incentivar o crescimento das áreas rurais e entornos florestais utilizando a madeira como principal material de construção nessas áreas e também em áreas urbanas. Ao desenvolver estas áreas, o segundo objetivo é ajudar a melhorar a saúde das florestas e diminuir as emissões de carbono. A madeira ao ser utilizada em estruturas, construções, peças e móveis mantém o carbono preso e por ser um material 100% renovável pode se manter retido para sempre!

Espero ter ajudado você a perceber mais curiosidades sobre a madeira!

Postado por Renan de Souza – Vendedor da Rio Antigo Móveis!

(Entre na matéria para curtir e comentar.)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s