Acha que um móvel de qualidade é formado por quantos componentes? Se você pensou numa lista extensa você esta errado! Um móvel em madeira é formado por apenas 3 materiais essenciais! Quanto menos peças um produto tem, maior sua resistência, não concorda? Segue então listado os componentes e o por que são a melhor escolha!
Madeira, o componente principal!
Como eu já expliquei em um post anterior (como escolher móveis pelo acabamento), a madeira e os compensados de madeira de alta qualidade são a escolha no processo artesanal, pois é um material de alta durabilidade e fácil manutenção!
Ferragens, quanto menos, melhor!
Quanto mais componentes de ferragem um móvel tiver, menor será a resistência! Prefira móveis com encaixes mais eficazes, como estrados de cama que não necessitam ser parafusados e poucas peças móveis. O bom e velho parafuso de cama é muito mais resistente que encaixes com dezenas de arruelas, borboletas e parafusos tão pequenos que se você perde, já era… não dá mais pra montar!
Cola Branca… isso mesmo!
Essa substância tão comum é o adesivo que vai colocar tudo no lugar! A cola branca (ou amarela para algumas fabricações) é ideal para juntar materiais porosos, que é o caso da madeira! Junto com os pregos e pinos, a cola vai se infiltrar na superfície das duas peças de um componente do móvel, por exemplo! Por ser a base de água, a cola branca é fácil de diluir no processo de fabricação!
Viu? Quantidade não é a qualidade! Observe e pergunto do que é feito o móvel que quer adquirir, para não levar gato por lebre!
Postado por Renan de Souza – Vendedor na Rio Antigo Móveis!
(Entre na matéria para curtir e comentar!)